English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Uma quermesse...

Todos saiam cedo tropeçando nos dormentes, tentando um equilíbrio precário com um pé só na linha, saltando os mata-burros de ferro, vários jovens andando na tarde rumo à quermesse em Nhumirim.
Alguns privilegiados iam de carro de aluguel e faziam “panca” no meio da rua, encostados ao carro. Chegávamos no lusco-fusco e já tinha música tocando, pessoas andando nas ruas de terra, mocinhas de vestido novo, igreja enfeitada e aberta, barracas de rifa, de pesca, da argola e a tômbola, onde se jogava como nos bingos de hoje.
Quem cantava as pedras sabia os segredos e os nomes dos números: Êi-la:
Para o 24; sapatão do Guido Tártaro! para o 44; dois patinhos na lagoa! para o 22; dois machados num pau só! para o 77;Nono! para o 90 e assim por diante.
Tinha o terno, para quem acertasse três números, cinquina, para cinco números e tômbola para quem completasse a cartela. O prêmio era uma garrafa de vinho, goiabada, pencas de laranja, nunca dinheiro. No barracão maior ficavam as mesas onde se comia frango assado e era realizado o leilão, com o leiloeiro gritando: “Quem dá mais por esse leitão”, que às vezes era um frango.
E tinha o vai e vem de jovens flertando seguido da troca esperançosa de correios-
elegantes. O pessoal marcava hora de ir embora no pátio da estação. Não podia ser muito tarde porque a estrada era cheia de fantasmas, lobisomens e assombrações.
Um colega tinha lanterna e alumiava o caminho de pedras pretas, todos esperando pelo pior.
Lá deixamos milhares de correios-elegantes que não foram respondidos até hoje.

Juvenil de Souza espera ansioso a chegada do Natal para comer frango assado e beber guaraná.


Próximo texto
Página anterior

Nenhum comentário:

Postar um comentário